PERCURSO AZINHAL DOS MOUROS

PR9 LLE - Azinhal dos Mouros

16,1 km 4h/5h Médio Percurso Circular

O percurso tem início na pitoresca e agradável aldeia de Azinhal dos Mouros, atravessando-a , no sentido noroeste, e segue, após as últimas casas, por um antigo caminho ladeado por muros de pedras, que dá acesso à ribeira. Desce a encosta e liga a um caminho mais largo, que a Norte passa pela aldeia de Tavilhão. No cruzamento com este caminho, vira à esquerda até chegar à ponte sobre a Ribeira do Vascão. Vira à direita em direção a Corte Pinheiro, por um caminho largo, de terra batida, marginal à ribeira do Vascanito, ao longo do qual pode admirar o belo vale ribeirinho e hortas.

À chegada a Corte Pinheiro o percurso mantêm-se na estrada principal durante uns 250m, até ao cruzamento para a aldeia.

No cruzamento vira à esquerda em direção à ribeira, pela estrada asfaltada. Na ponte toma um caminho à esquerda onde é necessário cruzar a ribeira. Segue até o caminho estar inserido num campo agrícola e chegar junto do Moinho de água da Marmeleira

Neste local, chega à estrada de alcatrão, que irá percorrer durante cerca de 400m, vira à esquerda, até encontrar um caminho de terra batida à direita. Inicia, neste ponto, uma subida de 1,6km até ao Cerro dos Vermelhos. Chegado ao topo, dirige-se para a esquerda, em direção ao monte dos Vermelhos.

Na estrada de acesso a esta povoação, vira à esquerda e logo de imediato à direita, em direção a Montinho, Portela e Lagar da Cera, desce até à Ribeira do Vascão e atravessa-a. Vira à esquerda, para Norte, até à aldeia Vale Gomes. Segue durante 500m num caminho largo, para depois virar à esquerda, entrando num estreito trilho, para Norte, até à aldeia de Vale Gomes. Aqui segue por estrada pavimentada, até ao cruzamento com a estrada nacional 503, que une Ameixial e Vermelhos. Cruza e entra no vale adjacente ao Moinho da Chavachã. Prossegue para Nordeste, sempre marginal à estrada de alcatrão, até um caminho de terra à esquerda, próximo do cruzamento para a aldeia de Medronheira ou Ximeno. Prossegue por esse caminho e atravessa a ribeira. Aqui toma um trilho ao longo da ribeira. O final do percurso é no cruzamento para Corte Pinheiro, quando chega à ponte sobre o Vascão. Deste ponto até à aldeia de Azinhal dos Mouros o itinerário repete-se.

Fonte: Folheto percurso CML, 2017

O que ver?

Azinhal dos Mouros, Fonte e lavadouro de Azinhal dos Mouros, Ribeiras do Vascão e Vascanito, Corte Pinheiro, Vermelhos, Moinho da Chavachã, Sebes de piteira.

Onde se inicia/termina

Entrada da povoação de Azinhal dos Mouros (37º21'56''N 7º58'54''W)

TODO O PERCURSO ENCONTRA-SE PERFEITAMENTE SINALIZADO!

Outros Percursos

Existem mais percursos sinalizados para explorar o Ameixial

PR1 LLE

Ameixial

Um percurso para conhecer a aldeia do Ameixial ao detalhe.

$65

/person
25% Off

Museum of Art

The Metropolitan Museum of Art in New York City is one of the largest and most impressive art museums in the world.

$85

/person
Save $30

Brooklyn Bridge

Found out how to get there where to start, when to go, what else there is to do nearby.
Comments are closed.