PR2LLECortedeOuro

PERCURSO CORTE DE OURO

PR2 LLE - CORTE DE OURO

11,5 km 3h/3h Médio Percurso Circular

O percurso tem início junto à antiga escola primária de Corte de Ouro, toma o caminho à direita, após entrada na aldeia, que desce ao vale, em direção a Sul. Este caminho une-se a um mais largo e chega à estrada pavimentada que acede a Aldeia Nova. Chega a uma vereda que leva para o barranco do Pé Corso, chega-se à Fonte de Pé Corso e à interseção com a Ligação 6 da Via Algarviana. Deste ponto, virando à direita, segue para Sul por um caminho que segue ao longo de uma linha de água, sempre pelo caminho principal, chega a um cruzamento, no qual é indicada a Anta de Beringel. Um pouco mais à frente o percurso diverge da ligação que vira à esquerda e segue em frente, dirigindose para a ribeira da Corte, segue pela sua margem esquerda, indo cruzá-la 50m mais a montante

Logo após cruzar a ribeira, surge uma subida inclinada, que conduz a um cruzamento, devendo seguir pela esquerda. Desde este ponto até ao marco geodésico da Eira da Palha segue em pleno eucaliptal. Chegado ao marco geodésico, situado a 475m, tem uma bela vista sobre a região envolvente, 50m metros depois o caminho inverte o sentido, virando à esquerda. Passa junto de um edifício abandonado e segue ao longo de uma cumeada, que termina em Vale das Hortas. A partir daqui o caminho interceta a PR7 LLE-TVR – Percurso do Vale das Hortas. Neste monte, segue pelo caminho principal de acesso a Corte de Ouro, uma estrada larga de terra batida. Volta a cruzar a Ribeira da Corte, por uma poldra, 200m adiante encontra uma indicação à direita, para a Azenha do Pizão.

De regresso à estrada principal, chega à estrada alcatroada que liga Corte de Ouro a Corte João Marques. Neste ponto, vira à direita e a cerca de 250m, num vale ribeirinho, vira à esquerda para entrar num caminho de terra batida a subir, por entre uma zona florestal de azinho. No topo, vira à esquerda e desde aí até Corte de Ouro, passa junto de vários campos agrícolas, pastagens e já na chegada à povoação, por dois moinhos de vento em ruínas.

Fonte: Folheto percurso CML, 2017

O que ver?

Palheiros tradicional, Cabanas, Moinhos de vento, Fonte Pé Corso, Anta de Beringel, Azenha do Pizão.

Onde se inicia/termina

Entrada da povoação da Corte de Ouro (37º21'9''N 7º55'57''W)

TODO O PERCURSO ENCONTRA-SE PERFEITAMENTE SINALIZADO!
Comments are closed.