A nossa responsabilidade

A nossa responsabilidade

A realização do Walking Festival Ameixial (WFA) incorpora um forte sentido de responsabilidade para com o território de Ameixial, os seus valores e as suas gentes. Todos os anos procuramos fazer algo que valorize e preserve o seu património, os seus valores naturais, ou que ajude a economia local e estimule uma relação profícua entre os visitantes e a comunidade local. Eis algumas dessas acções:

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Um dos atractivos de Ameixial é a sua rede de percursos pedestres sinalizados (4 itinerários ao todo, com cerca de 60km no total). Antes da realização do festival percorremos os referidos percursos para avaliar o estado da sinalização dos mesmos e perante situações de deficiência ou degradação de sinalética apoiamos na reposição dos mesmos juntamente com o município de Loulé

FLORESTAÇÕES

Em 2018 e 2020, com a ajuda de dezenas de voluntários, plantámos centenas de sobreiros, azinheiras, medronheiros, carvalhos, castanheiros e outras espécies florestais naturais deste território. Quisemos contribuir para a preservação da floresta deste território, recuperar espécies antes aqui conhecidas, aumentar a sua diversidade florística e valorizar espaços públicos, como a Fonte da Seiceira, um dos locais mais visitados de Ameixial.

RECUPERAÇÃO PALHEIRO

A aldeia de Corte D’Ouro guarda um património etnográfico construído muito especial: palheiros circulares de pedra com telhados de centeio. Devido ao seu estado de abandono e degradação, decidimos em 2019, com o apoio e os valiosos conhecimentos dos proprietários, proceder ao restauro do telhado de um deles, usando as técnicas antigas. Com a ajuda de muitos voluntários recuperamos o referido telhado e hoje o palheiro pode ser visitado por quem se dirigir àquela povoação.

APOIO À ECONOMIA LOCAL

Contribuir para a economia local tem sido e continuará a ser um dos principais objectivos do festival de caminhadas de Ameixial. Através do envolvimento dos agentes locais, sejam dos serviços de restauração, alojamento ou outros, este evento pretende gerar riqueza no local. Por edição, o festival tem injectado em Ameixial e nos territórios adjacentes, milhares de euros, derivados da venda de centenas de refeições, noites em alojamento rural e outros serviços, como aquisição de materiais, produtos, entre outros. Acredita-se que, desde 2013, o retorno económico total directo neste território supere os 40 000€.