WFA2024

As inscrições nas caminhadas estão sujeitas a pagamento prévio e confirmação de vagas 

Legenda das caminhadas

P – Percursos ; E – Especiais; T – Temáticas; F – Familiares 

Percursos WFA 2024

1. (P) Revezes (15km | 4h | dificuldade média) [dias 27 e 28]

O monte dos Revezes situa-se junto ao Vascãozinho, afluente do Vascão, junto ao qual o percurso se irá desenvolver durante alguns quilómetros. Este percurso é um clássico do Festival de Caminhadas. O percurso está sinalizado e proporciona um estreito contacto com o Vascão e os valores naturais e patrimoniais associados: moinho de água da Cascalheira, povoações serranas quase desabitadas, como Vale da Moita e as belas paisagens do vale do Vascão

Distância: 15km Duração: 4h        Dificuldade: Média | Difícil 

Dia 27 Guia:  Matilde Cardoso | Dia 28 Guia: Pascal Rodrigues

Um dos clássicos deste festival. Percurso sinalizado, com passagem em diversos pontos de interesse natural e cultural, onde se destaca a bela povoação de Azinhal dos Mouros, o Moinho da Chavaxã ou o Monte dos Vermelhos. Uma caminhada que se fará por caminhos rurais, trilhos pouco utilizados e com várias travessias da Ribeira do Vascão. Um dos percursos mais belos desta região, mas também um dos mais longos e com várias subidas pelo meio!

Distância: 17km      Duração: 5h        Dificuldade: Média

Dia 27 Guia: Carlos Glória, Zen Trek [ESGOTADO] | Dia 28 Guia:  Francisco Simões, Algarvianroots\

 

O nome desta povoação está, possivelmente, associado a uma antiga prática rural que coloria de dourado a paisagem: o cultivo de trigo e/ou cevada. Hoje, raros são os campos ainda cultivados com estes cereais, mas a beleza da região ainda permanece viva. O percurso inicia-se nesta povoação, dirige-se para Sul, por caminhos florestais, junto de sobreirais e estevais, passando por linhas de água e vários elementos patrimoniais de interesse como a anta do Beringel, a Fonte Pé Corso ou o marco da Eira da Palha. No regresso, a Norte, passará junto da Azenha dos Pizões, em ruínas, outro ponto de interesse e já em Corte de Ouro podemos admirar um dos últimos palheiros circulares com teto cónico de cevada do Algarve.

Distância: 13km   Duração: 4h        Dificuldade: Média

Dia 27 Guia: Alexis Morgan [Esgotado]| Dia 28 Guia: Sara Sousa

O percurso tem início na aldeia de Ameixial, junto de um pequeno parque de descanso existente ao lado da “Casa de Pasto Ameixialense”. Atravessa o núcleo principal desta aldeia, passando junto de um antigo forno de lenha, situado na “Rua da Laje” e percorre a “Azinhaga do Ribeiro” em direção ao campo de futebol. Este trilho atravessa uma zona florestal de eucaliptos, desce para uma linha de água, cruza-a e sobe até chegar a um caminho mais largo que liga à estrada municipal no 504 de acesso à Corte de Ouro. Nesse ponto, vira à direita e regressa ao Ameixial.

Distância: 5 km  Duração: 1h30 | 2h        Dificuldade: fácil

Guia dia 27: Pascal Rodrigues

5. (T) De Ameixial a Lourencinho (13km | 4h | dificuldade média) [dia 27 e 28][Esgotado]

Esta é uma das caminhadas mais belas deste território. Um percurso que percorre antigos caminhos florestais e trilhos estreitos, inseridos em belos bosques de sobreiral e azinhal, ao longo de ribeiras, incluindo o Vascão. O itinerário inicia-se em Ameixial e termina em Lourencinho, a povoação situada no extremo norte do concelho de Loulé, outrora pertencente ao de Alcoutim. Uma caminhada fácil, plena de natureza, com passagens por um antigo moinho de água e pequenos montes isolados. 

Distância: 13km      Duração: 4h        Dificuldade: Média

Dia 27 Guia: João Ministro | Dia 28 Guia: Carlos Glória, Zen Trek

Uma caminhada entre duas regiões e que segue o trajecto do Caminho de Santiago Português Central. Entre os vales encaixados e profundos que circundam o Ameixial até chegarmos à planície de Almodôvar, ultrapassando ribeiras e acompanhados sempre por campos floridos, esta será uma caminhada longa de descoberta do nosso território mas também de auto-descoberta.

Distância: 26km Duração | Time: 6h Dificuldade: Difícil  

Guia | Guide: Deni Vargues

 

7. (E) De Malhão a Ameixial by night (26km | 6h | dificuldade difícil) [dia 27] [Esgotado]

Local emblemático e conhecido na Volta de Bicicleta ao Algarve e pelo templo budista que lá existe, esta será uma caminhada desde o Ameixial até a um dos pontos mais elevados da serra Algarvia (501m) por caminhos antigos, atravessando ribeiras e descobrindo novos locais.

* Inicio: 16h00

 Distância: 27km      Duração: 6h        Dificuldade: Difícil

Dia 27 Guia:  Trekking4All

 

 

8. (T) Conhecer Lourencinho (10km | 3h | dificuldade média) [dia 28[Esgotado]

O monte do Lourencinho situa-se no extremo nordeste do concelho de Loulé, fazendo fronteira com o de Alcoutim e de Mértola. É a povoação mais distante da sede de concelho, tendo no passado tido relação mais próxima com Alcoutim do que propriamente com Loulé. É um local muito belo, junto do vale ribeirinho do Vascão, com essa ribeira a serpentear montes e vales verdejantes, ricos em freixos, salgueiros e loendros. É precisamente por aí que Marco Brás, um natural de Lourencinho, nos irá conduzir numa caminhada por vezes exigente. Uma caminhada no extremo da freguesia, para dar a conhecer uma paisagem serrana que mistura o típico sobreiral, com azinhal e um vislumbre da planície alentejana.

Distância: 10km      Duração: 3h        Dificuldade: Média

Guia dia 28: Marcos Bras (natural de Lourencinho)

 

9. (T) Conhecer a aldeia de Cavalos (14km | 4-5h | dificuldade média alta) [dia 28]

Uma das aldeias mais conhecidas da freguesia de Ameixial chama-se Cavalos! Está situada junto da N2 e é o local onde está instalada uma conhecida unidade de produção de enchidos. Mas Cavalos tem mais para revelar. A começar pelo facto de estar dividida em 2 montes. Cavalos de Baixo, o monte mais afastado, está situado junto a um belo vale florestal, o qual iremos percorrer nesta caminhada. Neste roteiro circular, de dificuldade média-alta, com várias subidas e descidas, iremos ainda passar pelo icónico miradouro da Serra do Caldeirão, a aldeia da Fornalha, iremos atravessar ribeiras e densos bosques de sobreiral. Vamos a isso?

Distância: 14km      Duração: 4-5h        Dificuldade: Média alta

Guia dia 28: João Ministro

 

10. (T) De Ameixial a Besteiros (15km | 4h | dificuldade média) [dia 27]

Uma caminhada circular, com início e final em Ameixial, e uma paragem na aldeia de Besteiros. Esta é uma das povoações mais conhecidas da freguesia de Ameixial, não apenas por se situar na estrada N2, mas por aí existir uma famosa destilaria de aguardente de medronho.  Nesta caminhada vamos até Besteiros e ao encontro dessa destilaria. Pelo caminho vamos ouvindo histórias e explicações por parte de Ameixialense.  

Distância: 15km      Duração: 4h        Dificuldade: Média

Guia dia 27: Marco Brás

 

11. (T) Radical no Vascão (9km | 4h | dificuldade muito difícil)[dia 27 [Esgotado]

Uma viagem radical cheia de adrenalina e diversão pelas águas cristalinas da ribeira do Vascão. Esta linha de água encontra-se num vale envolvido por suaves cumeadas, com mudanças constantes de paisagens naturais e traços da presença humana, um dos quais é um dos sítios arqueológicos onde há mais de 2500 anos viveram povos ligados à escrita do Sudoeste.

Distância: 9km      Duração: 4h        Dificuldade: Muito Difícil

Guia dia 27: Deni Vargues

 

 

12.(T) O Som das Aves (4km | 3h | dificuldade fácil) [dia 28] [Esgotado]

Este percurso centra-se em torno da aldeia de Ameixial. Uma caminhada na companhia de um experiente ornitólogo para escutar os sons da natureza, onde as aves dominam. Vamos aprender a distinguir estorninhos, andorinhas, chapins ou o belo papa-figos. A riqueza avifaunística da região é elevada e a orquestra sinfónica por estes seres produzido é fascinante.

Distância: 4km      Duração: 3h        Dificuldade: Fácil

Guia dia 28: Marcelo Dias, ornitólogo

13.(T) Geoparque Algarvensis – Caminhada da Rocha ao Pão (4,5km | 2h30 | dificuldade fácil) [dia 27]

Neste percurso, pretende-se mostrar o papel da geologia local na
produção do pão, contando a história desde a formação das rochas,
até ao seu uso pelas comunidades e ao produto final.

Distância: 4,5km      Duração: 2h30        Dificuldade: fácil    Guias dia 27: Gonçalo Maurício e Hugo Campos (aUGGp Algarvensis)

 

14.(T) Geoparque Algarvensis – Quando o mar estava no Ameixial (4km | 2h | dificuldade fácil) [dia 28]

Alguma vez pensou que as rochas da serra algarvia nos pudessem contar
histórias que aconteceram há milhares de anos, quando o Ameixial
ficava no fundo do mar? Convidamos as famílias a realizar um passeio na
zona da aldeia do Ameixial, observando a natureza, o património
cultural e a geologia típica da serra algarvia e desvendando segredos
há muito escondidos.

Distância: 4km      Duração: 2h        Dificuldade: fácil    Guias dia 28: Gonçalo Maurício e Hugo Campos (aUGGp Algarvensis))

 

 

15.(T) Tesouros Botânicos de Ameixial (4km | 3h | dificuldade fácil) [dia 27] [Esgotado]

Vamos caminhar com um entusiasta pela botânica e conservação da natureza, que nos irá falar das plantas da região e daquelas mais especiais do ponto de vista conservacionista, medicinal e até alimentar. Orquídeas, estevas, tomilhos, rosmaninhos, entre muitas outras, estarão presentes neste percurso, pequeno, de reduzida dificuldade e muito informativo! Mas atenção, os interessados devem estar preparados para caminhar fora de trilhos, atravessar a ribeira e furar algum matagal na busca de plantas diferentes e interessantes! É isso que implica participar numa saída com um explorador da flora selvagem!

Distância: 4km      Duração: 3h        Dificuldade: fácil      Guia dia 27: José Margarido, agrónomo e botânico

 

16.(T) Caminhar com um pastor (5km | 2h | dificuldade fácil) [dia 27] [Esgotado]

Leonel é natural do Monte dos Vermelhos, Ameixial. É um pastor, conhece a serra como poucos e só pode guiar-se com as referências que estabeleceu durante as milhares de horas passadas no campo com as suas cabras, ovelhas e cães! Conhece as plantas silvestre, o som dos pássaros, sabe onde está a toca da raposa e reconhece o rasto dos javalis. Ele até sabe onde está uma fonte de água com boa água e onde se abrigar em caso de tempestade.

Voluntariou-se para guiar passeios, através das colinas e para mostrar como é especial a vida de um pastor.

Distância: 5km      Duração: 2h        Dificuldade: fácil      Guia: Leonel, pastor e natural de Vermelhos

* Inicio: 16h00

 

17. (E) Caminhada Noturna (4km | 2h | dificuldade fácil) [dia 26]

Depois de um bom jantar, o que é melhor do que uma caminhada noturna? Nesta caminhada percorrerá alguns caminhos rurais desconhecidos para a maioria das pessoas que dão acesso a vários pontos de interesse, tais como: uma barragem, um curso de água e um miradouro. Uma rota simples e rápida para visitar a aldeia de Ameixial sob um céu estelar!

Distância: 4km      Duração: 2h        Dificuldade: Fácil

Guia: José Fernandes (Ameixelense e Presidente da Junta de Freguesia)

 

 

18. (T) Arqueologia – Escrita do Sudoeste (7km | 4h | dificuldade média) [dias 27 e 28]

Esta é uma das tradicionais caminhadas deste nosso festival. Entre os vales encaixados e os terrenos agrícolas das ribeiras do Vascanito e do Vascãozinho a caminhada é dedicada à escrita do Sudoeste e à Idade do Ferro na serra do Algarve. Vamos visitar três dos sítios arqueológicos onde já foram encontradas estelas com esta escrita e no percurso ficamos ainda a conhecer a beleza natural do local e algum do património etnográfico que modelou a paisagem e que nos revela a importância que teve em outros tempos.

Distância: 7km      Duração: 4h        Dificuldade: Média

Guia dia 28 e 29: Pedro Barros (Projecto ESTELA)

 

 

19. (T) Caminhada de Ilustração com os Urban Sketchers  – Corte D’Ouro (6km | 4h | dificuldade fácil) [dia 27]

Nesta actividade vamos ter como companhia um grupo de ilustradores do colectivo Urban Sketchers e fazer um percurso em torno da aldeia de Corte D’Ouro para ilustrar os elementos patrimoniais do território, sejam eles culturais, naturais ou até humanos. Partilha de conhecimentos, dicas e sugestões em torno da ilustração será parte desta experiência que se espera produtiva! As ilustrações selecionadas pelos próprios participantes serão depois apresentadas em exposição a organizar em Loulé!

Distância: 6km     Duração: 4h    Dificuldade: Fácil | easy  Guia dia 27: João PInto (Urban Sketchers)

 

 

20. (T) Caminhada Mindfulness (6km | 3h | dificuldade muito fácil) [dia 28]

A caminhada em atenção plena (mindfulness) tem como objetivo vivenciar completamente o momento presente, no aqui e agora. Nesta caminhada mover-nos-emos com consciência, reparando em todas as partes de nós e do espaço que nos envolve.

Distância: até 6km Duração: 3h Dificuldade: Muito Fácil Guia dia 28: Lina Campos

 

 

21. ( T) Borboletas e outras jóias voadoras (4km | 3h | dificuldade muito fácil) [dia 27 [Esgotado]

 

Inúmeros insectos despertam em nós variadas emoções quer pelas suas cores, fragilidade, formas ou comportamentos. Iremos em busca de algumas belezas aladas como as coloridas borboletas, abelhas, escaravelhos ou moscas das flores e descobrir como  são importantes na polinização e na manutenção da nossa biodiversidade.  

Distância: até 4km Duração: 3h Dificuldade: Muito Fácil  Guia: Horácio Costa

 

22. (T) As abelhas e outros grandes polinizadores (4km | 3h | dificuldade muito fácil) [dia 28] [Esgotado]

Face ao declínio dos insectos nas últimas décadas iremos revelar os inúmeros polinizadores e a sua utilidade na produção de muitos dos nossos alimentos como  e potenciais causas para o seu desaparecimento. 

Distância: até 4km Duração: 3h Dificuldade: Muito Fácil  Guia : Horácio Costa

 

 

23. (T) A bicharada pequena da Ribeira do Vascão (1km | 2h | dificuldade fácil) [dia 27] [Esgotado]

Numa divertida saída de campo, os participantes poderão compreender a relação dos seres vivos com a água e a forma como as propriedades físicas e químicas desta podem influenciar a presença ou ausência de organismos, sendo este um primeiro passo para perceber a interminável rede de dependência entre organismos e o meio onde estes habitam. Esta atividade resulta da parceria com a APA/ARH.

Distância: 1km Duração: 2h Dificuldade: Fácil 

Guia: Paula Vaz e Paula Gaspar , Agência Portuguesa do Ambiente-ARH Algarve

 

24. (T) Caminhada com Desenho na Natureza (4km | 2h | dificuldade fácil) [dia 28] [Esgotado]

Caminhada média (cerca de 4 km) com paragem para descontrair e praticar o desenho à vista como “outra forma de ver/sentir” a serra algarvia. Usaremos a modalidade ver/desenhar como forma de contactar com e de conhecer a natureza, nós próprios e o nosso lugar no mundo. Para facilitar o processo, valemo-nos de um conjunto de exercícios* que ativam o lado direito do cérebro, o tal que sabe desenhar e de onde emerge a expressão intuitiva e artística.

*baseados no método e técnicas de Betty Edwards “Drawing with the right side of the brain”.

NOTA: Não é necessária experiência prévia em desenho; os participantes devem levar caderno/bloco de folhas lisas e lápis/canetas (conforme preferência).

Distância: 4km Duração: 2h Dificuldade: Muito Fácil  Guia: Paula Gaspar, Agência Portuguesa do Ambiente -ARH Algarve

 

25. Caminhada Sunset no Caldeirão (6km | 2h | dificuldade fácil) [dia 26]

Esta é uma das novidades de 2024: uma caminhada ao final da tarde, fácil, para admirar o pôr-do-sol, relaxar e, claro, saborear um belo vinho! Caminhada circular, em torno da aldeia de Ameixial. 

Distância: 6km Duração: 2h Dificuldade: Fácil 

Guia: João Ministro 

 

 

26. Caminhada com Historiador Ameixialense (4km | 3h | dificuldade fácil) [dia 28]

Um passeio fácil e informativo pela aldeia do Ameixial e arredores, na companhia de um Ameixialense, para observar o seu património natural e construído, onde serão abordados aspetos relevantes que dão identidade a esta freguesia. 

Sobre o autor / dinamizador: Luís Palma, um ameixialense que gosta da sua terra, e aproveita os seus conhecimentos para dar a conhecer, aos mais novos e aos forasteiros, o património cultural e natural da sua freguesia 

Distância: 4km Duração: 3h Dificuldade: Fácil Guia: Luis Palma

 

27. Os sobreiros e a Cortiça (6km | 3h | dificuldade fácil) [dia 28]

Um caminhada sobre a cultura do sobreiro e a produção de cortiça na companhia de um conhecedor local e de uma antropóloga curiosa. Num percurso por encostas batidas pelo sol, serranias umbrias e caminhos de pé-posto, veremos sobreiros jovens e descansaremos à sombra dos antigos. Levaremos ainda no bolso a pergunta: o que é que estas árvores nos podem ensinar acerca do Tempo? 

 

Distância: 6km Duração: 3h Dificuldade: Fácil 

Guias: Leonel Palma e Luisa Ricardo

 

28. Arqueologia – Caminhada da Pré-História (8km | 4-5h | dificuldade média) [dia 27 e 28]

Num percurso em torno do planalto de Corte de Ouro, vamos visitar dois exemplos do Megalitismo do Alto Algarve Oriental que se conhecem na freguesia do Ameixial. As Antas do Alagar e do Beringel são sítios arqueológicos com cerca de 5 mil anos que nos revelam histórias de quem ali viveu. No percurso vamos ainda conhecer as vistas deslumbrantes entre os picos da Serra do Caldeirão e as planícies do Baixo Alentejo, bem como a beleza natural dos vales encaixados da Serra e cruzar com património etnográfico icónico da Serra, os palheiros.

Distância: 8km Duração: 4-5h Dificuldade: Média

Guias: Rui Barbosa, Palimpsesto – Estudo e Preservação do Património Cultural 

IMG_20200916_114714

ESPAÇO FAMÍLIAS
Dia 27 das 14h às 18h | Escola Primária de Ameixial

Teatro na Natureza”*

Deambulações Artísticas na Natureza. Vem fazer teatro na natureza e pensar a natureza no teatro!

Vamos interligar o teatro e natureza através de experiências artísticas ao ar livre, com o intuito de estabelecer relações e conexões criativas com a natureza. Esta caminhada artística nas imediações da aldeia é dirigida a famílias (crianças a partir dos 5 anos), tem como objetivos a realização de exercícios teatrais em espaço da natureza, recolha de elementos naturais e sua expressão plástica.

Duração: 120min Dificuldade: muito Fácil Guia: Jeannine Trévidic (Associação Picada. Cultural)

*[Esgotado]

“Hora do Mágico” 

Angel DeVal Mágico Ilusionista e dedica-se à Magia de proximidade (close-up), dirigida a um público infantil e adulto. Os espectáculos de Ângelo Deval são bastante dinâmicos e variados, onde a interacção e participação do público contribuem bastante para o sucesso do espectáculo.

“Yoga do Riso para Famílias” 

O Yoga do riso é uma rotina de exercícios únicos que combinam o riso incondicional com a respiração. Qualquer um pode rir sem depender de humor, piadas ou comédia.

O riso é inicialmente simulado como um exercício físico, mantendo o contacto visual e promovendo a brincadeira infantil. As crianças podem rir centenas de vezes no dia, enquanto os adultos riem muito pouco, por isso no Yoga do riso encorajamos as pessoas a serem  como crianças e cultivar comportamentos lúdicos.

Esta atividade realizada em família ajuda a conectar os pais com os filhos .

Guia: Pascal Rodrigues

“Laboratório de Paleontologia

Esta atividade consiste numa apresentação simples sobre o trabalho de um paleontólogo e o que é um fóssil, seguida de uma atividade em que cada participante terá um bloco de areia e gesso com um osso no interior, o qual deverá tentar extrair recorrendo aos utensílios disponibilizados, simulando o trabalho de preparação de um fóssil em laboratório.
O objetivo é compreender e experienciar o trabalho de laboratório de um paleontólogo.

Guias: Hugo Campos e Gonçalo Mauricio, Geoparque Algarvensis

Nota: Crianças a partir de 8 anos

“Yoga na Eira”*

Esta sessão, na eira junto do miradouro do depósito de água, incluirá técnicas de respiração (pranayamas), posturas (asanas), técnicas de relaxamento e meditação. E, claro, uma caminhada até ao local! Sintam-se todos bem-vindos!

Guia: Lina Campos, Instrutora de Yoga desde 2021, certificada pela AETO (Associação Europeia de Terapias Orientais) e Yoga Alliance,

*Inscrição obrigatória

ESPAÇO FAMÍLIAS [dia 27 das 14h às 18h]

Ponto de encontro: Escola Primária de Ameixial

Atividades pensadas para todas as idades e que podem ser feitas em família.

Teatro na Natureza”

Deambulações Artísticas na Natureza. Vem fazer teatro na natureza e pensar a natureza no teatro!

Vamos interligar o teatro e natureza através de experiências artísticas ao ar livre, com o intuito de estabelecer relações e conexões criativas com a natureza. Esta deambulação artística é dirigida a famílias (crianças a partir dos 5 anos), tem como objetivos a realização de exercícios teatrais em espaço da natureza, recolha de elementos naturais e sua expressão plástica.

Distância: até 4km Duração: 90min Dificuldade: muito Fácil Guia: Jeannine Trévidic (associação Picada Cultural)

“Hora do Mágico” 

Angel DeVal Mágico Ilusionista e dedica-se à Magia de proximidade (close-up), dirigida a um público infantil e adulto. Os espectáculos de Ângelo Deval são bastante dinâmicos e variados, onde a interacção e participação do público contribuem bastante para o sucesso do espectáculo.

“Yoga do Riso para Famílias” 

O Yoga do riso é uma rotina de exercícios únicos que combinam o riso incondicional com a respiração. Qualquer um pode rir sem depender de humor, piadas ou comédia.

O riso é inicialmente simulado como um exercício físico, mantendo o contacto visual e promovendo a brincadeira infantil. As crianças podem rir centenas de vezes no dia, enquanto os adultos riem muito pouco, por isso no Yoga do riso encorajamos as pessoas a serem  como crianças e cultivar comportamentos lúdicos.

Esta atividade realizada em família ajuda a conectar os pais com os filhos .

Guia: Pascal Rodrigues

Paleontologando”

Esta atividade consiste num jogo de tabuleiro com uso de dados, à semelhança de outros como o Jogo da Glória. O objetivo é percorrer toda a história da vida da Terra, desde a sua formação até ao aparecimento do homem, evitando os obstáculos que as diferentes eras colocarão no caminho dos jogadores. Este divertido jogo permite assim que os participantes aprendam mais sobre os diferentes períodos geológicos enquanto competem pela vitória.

Guias: Hugo Campos e Gonçalo Mauricio, Geoparque Algarvensis

“Yoga na Eira”*

Esta sessão, na eira junto do miradouro do depósito de água, incluirá técnicas de respiração (pranayamas), posturas (asanas), técnicas de relaxamento e meditação. E, claro, uma caminhada até ao local! Sintam-se todos bem-vindos!

Guia: Lina Campos, Instrutora de Yoga desde 2021, certificada pela AETO (Associação Europeia de Terapias Orientais) e Yoga Alliance,

*Inscrição obrigatória

e a sua importância nas nossas vidas através de vários jogos!

Jogo da Glória “Expedição H2O”

Será jogado numa lona com 3x3metros. O jogo aborda diferentes temáticas relacionadas com a água, tais como o ciclo da água e a eficiência hídrica, entre outros. 

Calculadora “A água que não vemos”

A atividade apresenta o conceito de água virtual e o seu contributo para a pegada hídrica. O objetivo principal é que as crianças compreendam a quantidade de água que existe mesmo onde não a vemos.

“O que já faço”

Os participantes são convidados a deixar a escrever uma mensagem sobre os hábitos que já praticam para poupar e preservar a água.

Monitores: Susana Palminha (BOG-Consulting)

A melhor maneira de aprender é jogando! De um modo divertido vamos conhecer mais da teoria musical.

Monitor: João Violão

Objetos feitos à mão com a cana que abunda junto das ribeiras do Algarve, a pensar nos amantes do turismo de natureza,

onde podem guardar as suas memórias ou fechar as suas embalagens de comida.

Monitor: Vanessa Flórido, Projecto TASA 

Outras Actividades

Atividades complementares

Esta sessão no relvado da Fonte de Seiceira , incluirá técnicas de respiração (pranayamas), posturas (asanas), técnicas de relaxamento e meditação. Sintam-se todos bem-vindos!

Nota: Se possível, traga um colchão de yoga e uma manta ou agasalho. 

Monitores: Lina Campos ((Instrutora de Yoga certificada pela AETO e YOGA ALLIANCE e Facilitadora de Mindfulness pela EDT)

Para aprender mais um pouco…

Introdução

1. Concepção (dos trilhos da Rota Vicentina, com história do projecto)

2. Implementação 

Marcação e sinalética

Regras de marcação

Materiais

3. Gestão dos trilhos: monitorização e manutenção

Gestão interna

Idas ao terreno

Voluntariado e apadrinhamento

Ir mais longe: monitorização do impacto dos trilhos

4. Práticas

Casos práticos: problemas e resoluções

Práticas menos boas

 

Formador: Irene Nunes ( Rota Vicentina)

WE. Oficina de “Introdução ao Baile” [dia 27 | 18h00 – 19h30]

David Rodrigues conhece as danças europeias numa noite quente, após um concerto de Dazkarieh no Convento do Carmo, seguido de uma mítica jam nas escadas do largo. A partir desse dia até hoje participou em dezenas de festivais nacionais e internacionais, fez workshops com os principais professores de danças europeias assim como as oficinas de música. Faz parte de diversos projetos de baile tradicional como guitarrista, promove eventos e paralelamente vai atuando como DJ.

Nesta oficina de “Introdução ao Baile” vai ensinar as principais danças de roda, a par e em linha para se dançar num baile folk.

Aberto a todas as idades. Prontos para bailar?

IMG_20200916_114714

SECRETARIADO E INFORMAÇÕES

Local e Horário de Secretariado

O secretariado do WFA está instalado no edifício do Grupo Desportivo do Ameixial, situado nas traseiras da Escola Primária, de acordo com o seguinte horário:

 

HORÁRIO

26 de Abril

15h-19h – Acolhimento de participantes, check-in nas atividades e outros assuntos

 

27 de Abril

7h30-8h30 – Acolhimento de participantes e check-in nas atividades*

9h-9h30 – Acolhimento de participantes e check-in nas atividades familiares**

14h30-19h – Acolhimento, check-in nas atividades e outros assuntos

 

28 de Abril

7h30-8h30 – Acolhimento de participantes e check-in nas atividades*

9h-9h30 – Acolhimento de participantes e check-in nas atividades familiares**

15h30 – Encerramento do evento

 

* Para participantes das caminhadas que iniciam às 9h.

** Exclusivamente para participantes das caminhadas familiares, que iniciam às 10h

 

Check-in Obrigatório

 

O Check-in no festival é obrigatório. Antes de qualquer atividade, os participantes devem dirigir-se ao secretariado para confirmar a sua inscrição e receber a respetiva identificação pessoal, materiais informativos ou t-shirts e merendas, caso estas tenham sido reservadas previamente. 

Nos dias 27 (sábado) e 28 (domingo) pode ser realizado o check-in para as caminhadas da manhã entre as 7h30 e as 8h30. O secretariado encerra formalmente às 8h30, de forma a garantir a partida atempada das caminhadas às 9h e só atenderá quem já se encontre dentro do pavilhão.

Após este horário, quem não tiver realizado o check-in não poderá participar nas caminhadas da manhã. 

O cumprimento do horário e procedimentos estabelecidos é imprescindível para garantir a boa gestão e organização do evento, contribuindo para melhorar a experiência de todos os participantes e aumentar a sua qualidade geral, pelo que contamos com a colaboração de todos os envolvidos.

 

Contactos da Organização

Em caso de necessidade, tais como acidentes ou perda de bens pessoais, os participantes devem entrar em contacto com a organização através do número (+351) 925 390 939. 

IMG_20200916_114714

WORKSHOPS e OUTRAS CONVERSAS

Conversas com…Ana Abrão, viajante e fotógrafa de viagens DIA 27 das 17:00 às 18:00

ANA ABRÃO

Apresentação de livro “Kalasha – Fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão”

Sobre Ana Abrão

Ana Abrão, luso-brasileira a residir em Portugal há 23 anos, licenciou-se em Psicologia e fez o doutoramento em Psicologia/IT, na Universidade Federal de Uberlândia, no Brasil, tendo exercido funções docentes no ensino superior ao longo de vários anos. Viria depois a trocar o ensino pela fotografia profissional e, mais recentemente, passou a dedicar-se integralmente a projetos independentes de fotografia documental e à escrita.

Autora dos livros “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia” e “Kalasha – Fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão”, tendo juntos recebido quatro prémios internacionais de diferentes entidades de fotografia.

Atualmente representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia, tendo recebido vários prémios expressivos. Participa com frequência em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais.

A sua exposição de fotografias “Outros Mundos”, patrocinada pela Fundação Oriente, de Lisboa, onde decorreu a primeira exibição, está itinerante por diversas galerias do país.

Workshop…Implementação, Monitorização e Gestão Responsável de Redes de Percursos Pedestres

DIA 27 das 15:30 ÀS 17:00

Pedro Pedrosa - Portugal A2Z

Neste Workshop abordamos a evolução da implementação, monitorização e gestão responsável de redes de percursos pedestres em Portugal

Sobre Pedro Pedrosa

Pedro Pedrosa (n.1970), Licenciado em Engenharia e Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental. Foi sócio fundador de várias empresas ligadas ao desporto e turismo de natureza. Presentemente está dedicado à Ytravel, lda (Portugal A2Z) onde exerce funções de gestão e consultoria em projetos de Desenvolvimento Turístico Sustentável. Reside na aldeia do xisto de Ferraria de São João, onde criou uma unidade TER. Nesta aldeia, atingida pelos incêndios de 2017 tem estado envolvido num projeto pioneiro de criação de uma Zona de Proteção da Aldeia com a comunidade local.

Workshop…OFICINA DE “INTRODUÇÃO AO BAILE”

DIA 27 das 18:00 ÀS 19:30

Com David Rodrigues

David Rodrigues conhece as danças europeias numa noite quente, após um concerto de Dazkarieh no Convento do Carmo, seguido de uma mítica jam nas escadas do largo. A partir desse dia até hoje participou em dezenas de festivais nacionais e internacionais, fez workshops com os principais professores de danças europeias assim como as oficinas de música. Faz parte de diversos projetos de baile tradicional como guitarrista, promove eventos e paralelamente vai atuando como DJ.

Nesta oficina de “Introdução ao Baile” vai ensinar as principais danças de roda, a par e em linha para se dançar num baile folk.

Aberto a todas as idades. Prontos para bailar?

pt_PTPortuguese