A nossa responsabilidade

A nossa responsabilidade

A realização do Walking Festival Ameixial (WFA) incorpora um forte sentido de responsabilidade para com o território de Ameixial, os seus valores e as suas gentes. Todos os anos procuramos fazer algo que valorize e preserve o seu património, os seus valores naturais, ou que ajude a economia local e estimule uma relação profícua entre os visitantes e a comunidade local. Eis algumas dessas acções:

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Um dos atractivos de Ameixial é a sua rede de percursos pedestres sinalizados (4 itinerários ao todo, com cerca de 60km no total). Antes da realização do festival percorremos os referidos percursos para avaliar o estado da sinalização dos mesmos e perante situações de deficiência ou degradação de sinalética apoiamos na reposição dos mesmos juntamente com o município de Loulé

FLORESTAÇÕES

Em 2018 e 2020, com a ajuda de dezenas de voluntários, plantámos centenas de sobreiros, azinheiras, medronheiros, carvalhos, castanheiros e outras espécies florestais naturais deste território. Quisemos contribuir para a preservação da floresta deste território, recuperar espécies antes aqui conhecidas, aumentar a sua diversidade florística e valorizar espaços públicos, como a Fonte da Seiceira, um dos locais mais visitados de Ameixial.

RECUPERAÇÃO PALHEIRO

A aldeia de Corte D’Ouro guarda um património etnográfico construído muito especial: palheiros circulares de pedra com telhados de centeio. Devido ao seu estado de abandono e degradação, decidimos em 2019, com o apoio e os valiosos conhecimentos dos proprietários, proceder ao restauro do telhado de um deles, usando as técnicas antigas. Com a ajuda de muitos voluntários recuperamos o referido telhado e hoje o palheiro pode ser visitado por quem se dirigir àquela povoação.

VALORIZAÇÃO DOS PERCURSOS PEDESTRES

Em 2022 intervimos junto de um dos percursos pedestres circulares existentes em Ameixial com o objectivo de o qualificar e tornar mais apelativo aos caminhantes. A acção consistiu na construção e instalação de um banco corrido feito em taipa, para descanso dos visitantes no “Percurso de Ameixial”. Os trabalhos realizados incluíram: obtenção da terra no local, preparação do terreno, montagem de taipal, preparação da terra e respectiva compactação manual em taipal de madeira e construção do banco. Além de procurar divulgar esta técnica centenária de construção sustentável com os materiais da terra, a organização quis criar duradouro para usufruto de quem ali se deslocar. Hoje é possível descansar neste percurso e admirar uma bela paisagem sobre a aldeia de Ameixial.

Esta iniciativa foi desenvolvida com a colaboração da Engenharia da Taipa, empresa especializada em trabalhos em taipa, incubada na QRIAR.

APOIO À ECONOMIA LOCAL

Contribuir para a economia local tem sido e continuará a ser um dos principais objectivos do festival de caminhadas de Ameixial. Através do envolvimento dos agentes locais, sejam dos serviços de restauração, alojamento ou outros, este evento pretende gerar riqueza no local. Por edição, o festival tem injectado em Ameixial e nos territórios adjacentes, milhares de euros, derivados da venda de centenas de refeições, noites em alojamento rural e outros serviços, como aquisição de materiais, produtos, entre outros. Acredita-se que, desde 2013, o retorno económico total directo neste território supere os 40 000€.

pt_PTPortuguese